terça-feira, 21 de abril de 2015

jogos para confeccionar

Dominó gigante

Dominó gigante: Gosto do dominó por ser um recurso atraente e que auxilia na aprendizagem, pois exige que a crianças estabeleça estratégias para ganhar o jogo, desenvolvendo  seu raciocínio, pensamento e atenção. 
A seguir você encontrará o link para baixar o jogo diretamente no seu computador. São 10 folhas, totalizando 28 peças para você imprimir, colar em papel resistente e/ou plastificar.
Clique aqui para baixar o material em PDF e aqui para baixar em docx


Jogo vai e volta

Material: 1 tabuleiro (utilizei a impressão de cartazes 2 x 2), pinos ou tampinhas para marcar a jogada no tabuleiro e um dado com os números 2 e 4 em vermelho e  os números 1, 3, 5 e 6 azul.
O primeiro jogador joga o dado e anda no tabuleiro seguindo as regras abaixo:
Se tirar os números azuis, deve andar a quantidade correspondente para frente. Se tirar os números vermelhos, anda a quantidade indicada para trás. 
(Exemplo: se o dado indicar o número 2 (vermelho) o jogador deverá andar duas casas para trás, se indicar o número 5 (azul) deverá andar cinco casas a frente).
Caso o jogador volte para o início do tabuleiro (número 1), será necessário que ele sorteie um número azul no dado para continuar a jogar.

Vence quem chegar primeiro ao final do tabuleiro (número 50).
Clique aqui para baixar o tabuleiro do jogo e aqui para baixar o dado.

A seguir três imagens: A primeira mostrando o jogo impresso; a segunda mostrando o tabuleiro do jogo e a última, o dado para imprimir.


Jogo dos Pontinhos











Jogo semelhante ao "jogo da cerca", onde o primeiro jogador deverá unir dois pontos vizinhos no tabuleiro, em seguida, seu adversário fará outra linha, unindo dois pontos, no mesmo tabuleiro.
O jogo continua até que um dos jogadores consiga fechar um quadrado. Quando fechá-lo, deve escrever a letra inicial de seu nome dentro do quadrado, e jogar mais vez.
Quando todos os quadrados do tabuleiro estiverem fechados, cada jogador soma os pontos dos quadrados que formou.
O vencedor é aquele que somar mais pontos.

Optei por colocar no tabuleiro para que, ao fazer a contagem dos pontos, seja trabalhado adição, multiplicação, números positivos e negativos.
A seguir, sete imagens: a primeira mostrando o tabuleiro do jogo e as outras seis mostrando Sara e Ingrid trabalhando com o jogo dos pontinhos.
 
 fonte:atividadesdaprofessorabel

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