quinta-feira, 31 de julho de 2014

Amigos,

Este é o link do filme que o meu amigo Darren Campbell escreveu o roteiro com Dee Kelly Barrett. Fico muito feliz, pois Darren é uma pessoa fantástica, de extremo bom caráter e de uma alma generosa.

Darren Campbell
Corroteirista
de:
Mason 2 Mason

Quem puder assista, curta e compartilhe.
 http://www.wildsoundfestival.com/mason_2_mason_by_dee_kelly_barrett.html
Vale a pena!
fonte: http://egidiotneto.blogspot.com.br

terça-feira, 29 de julho de 2014

O que é a dança folclórica?

A dança é conhecida por ser uma espécie de manifestação da cultura de cada região ou de algum grupo de pessoas. É caracterizada pela formação de passos que são acompanhados por algum ritmo musical.
A dança folclórica particularmente é caracterizada por uma sequência de passos que transmitem uma dança de forma social com base nos costumes e na tradição de um povo, sendo passada de geração a geração.
Principais Danças do Folclore

Dentre as principais danças folclóricas existentes no Brasil, algumas delas se destacam, como:
Samba de Roda
É uma dança que se assemelha muito a capoeira. Foi originada através do ritmo africano “semba” que reunia diversos passos e sons da África. É dançada ao som de berimbaus, atabaques e outros instrumentos de percussão. Quando o samba de roda foi trazido para a Bahia primeiramente, algumas adaptações foram feitas, reunindo além da dança e dos sons, a magia também da poesia. Hoje o samba de roda é conhecido no mundo inteiro.
Fandango
No Paraná o Fandango é uma festa típica dos caboclos e pescadores que habitam a região litorânea do estado. É determinado por um conjunto de danças chamadas (marcas), que podem ser bailadas(dançadas) e batidas (sapateadas, usando tamancos de madeira) e algumas valsadas.
Há registro de muitas marcas de Fandango, próprias para cada região em que é dançado. Anu, Xarazinho, Xará-grande, Queromana, Tonta, Chamarrita, Andorinha, Cana-Verde, Caranguejo, Vilão-de-Fita, Lageana, Sabiá, Tatu, Porca e
muitas outras variando conforme a região.
A letra dos estribilhos é fixa, mas os versos são improvisados na hora dependendo da capacidade do cantador.
Era costume dançar o Fandango principalmente no período do carnaval. Já que são quatro dias de folia.
Antigamente se dava o nome de entrudo ao folguedo carnavalesco. Durante esses quatro dias a população do litoral paranaense não fazia outra coisa senão “bater” Fandango e comer o “Barreado”, que é uma comida originalmente do litoral paranaense à base de carne e toucinho e cozido em panela de barro.
Maracatu

O maracatu é uma doença típica do Nordeste que simboliza a adoração pelos orixás. É uma dança onde todos saem fantasiados com seus devidos trajes e saem dançando pelas ruas, passando de mão em mão a “calunga”, boneca de pano presa em um bastão. É uma dança natural do carnaval e que teve sua origem em Pernambuco.
Frevo

É uma dança de carnaval de rua típica também de Pernambuco e é caracterizada por movimentos rápidos, aonde todos os indivíduos carregam consigo uma sombrinha colorida tal qual sua roupa. É uma dança que acompanha músicas tocadas geralmente apenas por surdos e sopros. Alguns acreditam que o frevo é a junção de diversas danças, outros acreditam que o frevo sofreu influencia diretamente da capoeira. Independe da sua origem, é uma dança que reúne diversos foliões com o mesmo objetivo, dançar e se divertir.
Baião

É uma dança que teve origem a partir do grande sucesso do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga que cantava uma música intitulada “Baião”. Essa dança é característica do sertão nordestino que acabou sendo levada para todo o mundo. É uma dança agitada que se dança em pares, se assemelhando ao forró nordestino.
Catira

A catira é uma doença tipicamente gaúcha que teve sua origem através de influencias de diversas danças espanholas, inglesas e também africanas. É uma dança caracterizada por palmas e sapateios extremamente sincronizados formando assim uma coreografia. Todos os dançarinos, os chamados “catireiros”, se vestem iguais, trajando botas e muitas vezes chapéus.
Quadrilha

A Quadrilha é uma dança que simboliza o período de festas juninas. A cada festa junina organizada, são também organizadas as quadrilhas. A quadrilha é realizada em pares que seguem os dizeres de um responsável por ela. É realizada com a música tema da festa junina sendo somente instrumental e seguem um padrão, podendo ser adaptada dependendo de cada festa junina e de cada lugar aonde ela é realizada.

Dia do Folclore: 22 de Agosto

A palavra Folclore, segundo o dicionário significa conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou cançõesÉ um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da imaginação das pessoas, principalmente moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas dessas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Alguns deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Lendas
São histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Mitos
São narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar alguns fenômenos da natureza, criavam mitos com este objetivo: dar sentido às coisas do mundo. Os mitos também serviram como uma forma de passar conhecimentos, alertar as pessoas sobre alguns perigos, defeitos ou qualidades dos seres humanos. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.
Proteção Jurídica
Que existe uma proteção jurídica para o folclore? Está na Constituição Federal:
Art. 215. “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais.”
A importância do Estudo do Folclore
O Estudo do folclore é o estudo da alma de um país, é o estudo do modo de ser da gente, do povo, das suas maneiras de pensar, de agir e sentir. É a mentalidade de um povo. É a lição que nos vem sendo transmitida através das gerações.
Se não conhecemos a mentalidade de um povo, não conheceremos os efeitos de uma vida futura. A sementeira só germinará se anteriormente o terreno for estudado, conhecido e preparado.
O Folclore na Escola
O folclore não está desvinculado do cotidiano do aluno, desde que o professor esteja atento ao fato de que o folclore é a origem de tudo o que a cultura humana vem construindo e sofisticando através dos séculos.
Na sala de aula pode estar presente em várias disciplinas, embora sua maior aplicação esteja no setor de linguagem oral e escrita, com a amplitude dos contos. A criança é conduzida a um mundo de fantasias. O conto é um veículo educativo, usado nas mais antigas civilizações. Os provérbios, que representam a condensação da sabedoria, as adivinhas, que são testes de conhecimentos, as parlendas, os jogos, os brinquedos que estimulam as relações sociais e reafirmam a unidade do grupo.
Na História do Brasil, na Geografia e nas Ciências, as lendas relativas à escravidão, mineração, bandeiras, os heróis brasileiros, e os ambientes que viveram, as serras, lagoas, cada um com seus mitos.
Em Matemática, inúmeras fórmulas e outras contribuições em parlendas, poesias e jogos.
Em Artes, enfatizam-se os trabalhos manuais, artesanatos, uso do material local, música, melodia, instrumentos.
O aproveitamento do folclore no Ensino Fundamental é das mais válidas contribuições, pela intenção formativa e pelo caráter de nacionalidade que imprime.
O
Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto
seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do
Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do
folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no
mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto
é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional
de geração para geração.

Comemoração

O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional.
Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo
principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens
fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e
seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do
Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
fonte: Brasil cultura

Atividades para trabalhar adivinhações no dia do folclore


As adivinhas, também conhecidadas como advinhações ou “o que é, o que é” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.

Alguns exemplos de adivinhas:
- O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro
- O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo
- Ele é magro pra chuchu, tem entes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo
- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão
- O que é o que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua
- O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio
- Qual é a piada do fotógrafo?
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.
- O que é o que é que sobe quando a chuva desce?
Resposta: o guarda-chuva.
- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta: em dia de plantão.
- Qual a única pedra que fica em cima da água?
Resposta: a pedra de gelo.
- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta: formigas treinando para o carnaval!
- O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital?
Resposta: uma ervilha dando à luz
- O que a esfera disse para o cubo?
Resposta: deixa de ser quadrado.
- O que é o que é que esta sempre no meio da rua e de pernas para o ar?
Resposta: a letra U
- O que é o que é que anda com os pés na cabeça?
Resposta: o piolho
- É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
Resposta: arara.

 1-“QUAL É O CÉU SEM ESTRELAS ?"

2- "QUAL É A AVE QUE NÃO TEM PENAS ?"

3- “QUAL É A MANGA QUE NUNCA AMADURECE?"

4- "ONDE OS REIS DA INGLATERRA SÃO COROADOS?"

5- "DEPOIS DE QUANTAS VOLTAS O CACHORRO SE DEITA?"

6- "QUAL A DIFERENÇA ENTRE ...A GALINHA E A CHITA ?"

7- "QUAL A DIFERENÇA ENTRE ...O TATU E O NAVIO ?"

8- "QUAL A DIFERENÇA ENTRE ...A ÁGUA E O MÉDICO ?"

9- "QUEM SÃO? ELE MORRE QUEIMADO E ELA CANTANDO."

________________________________

RESPOSTAS: 1- RESP.- CÉU-DA-BOCA / 2- RESP.- AVE- MARIA / 3- RESP.- MANGA DA CAMISA / 4- RESP.- NA CABEÇA / 5- RESP.- DEPOIS DA ÚLTIMA VOLTA / 6- RESP.- A GALINHA BOTA E A CHITA DESBOTA. / 7- RESP.- TATU TEM O CASCO EM CIMA E NAVIO TEM EM BAIXO. / 8- RESP.- A ÁGUA MATA A SECURA E MÉDICO, SE CURA, NÃO MATA. / 9- RESP.- O CIGARRO E A CIGARRA. /



B- ADIVINHA, ADIVINHA...
10- "QUEM SOU ? - ANA SEM SER BANANA,

MORO EM TOUCEIRA, SEM SER DE CANA."

11- "QUEM SOU ? - EU ME CHAMO CAMA,
NELA NINGUÉM SE DEITA, SÓ LEÃO SE AJEITA."

12- "QUEM SOU ?- MÉ SEM SER DE CANA,
LÃ SEM SER DE CARNEIRO, E CIA SEM SER DE CAVALO."

13- “O QUE É, O QUE É: TEM CINTURA FINA,
PERNA ALONGADA, TOCA CORNETA E LEVA BOFETADA?”

14- “O QUE É, O QUE É: QUANDO TIRA A COR,
SOBRA O PÓ E QUANDO TIRA O PÓ, SOBRA A COR"

15- “O QUE É, O QUE É: TEM PÉ MAS NÃO CAMINHA,
TEM OLHO MAS NÃO VÊ, TEM CABELO MAS NÃO PENTEIA? "

16- "O QUE É, O QUE É: TEM DENTE MAS NÃO MORDE, TEM
CABEÇA MAS NÃO TEM CABELO, TEM BARBA MAS NÃO TEM QUEIXO?"
17- “O QUE É, O QUE É: NASCE GRANDE E MORRE PEQUENO?"


18- “O QUE É, O QUE É: QUE CAI EM PÉ E CORRE DEITADA?"

19- "O QUE É, O QUE É: QUANTO MAIS SE PERDE MAIS SE GANHA?"

20- "O QUE É, O QUE É: QUE FAZ O MÊS DE MAIO FICAR MAIOR?"

21- “O QUE É, O QUE É: TEM BICO E NÃO BICA, TEM ASA E NÃO VOA?"

22- "O QUE É, O QUE É: QUE SE VÊ TANTO NA LUZ COMO NO ESCURO? "

23- “O QUE É, O QUE É: CAI NO SECO, NÃO QUEBRA; CAI NA ÁGUA, QUEBRA?

24- "O QUE É, O QUE É: ENCHE UMA CASA E NÃO ENCHE UMA MÃO?"

25- "O QUE É, O QUE É ANDANDO OU PARADO NUNCA SAI DO LUGAR?"

26- "O QUE É, O QUE É: ONTEM SERÁ AMANHÃ E AMANHÃ SERÁ ONTEM?"

27- "PERGUNTA PROFUNDA: GOIABA NA QUINTA E ABACAXI NA SEGUNDA?"

________________________________

RESPOSTAS: 10- RESP.- O ANANÁS / 11- RESP.- O CAMALEÃO / 12- RESP.- A MELANCIA /
13- RESP.- PERNILONGO / 14- RESP.- A PALAVRA CORPO / 15- RESP. - MILHO / 16- RESP.- ALHO / 17- RESP.- LÁPIS / 18- RESP.- A CHUVA / 19- RESP.- SONO / 20- RESP. - A LETRA R / 21- RESP. - BULE / 22- RESP.- A LETRA U / 23- RESP.- PAPEL / 24- RESP.- BOTÃO / 25- RESP.- AS ESTRELAS / 26- RESP. - DIA DE HOJE / 27- RESP.- A LETRA B (QUINTA LETRA DE GOIABA; SEGUNDA DE ABACAXI)


C- ADIVINHAS EM QUADRINHAS


1- "QUEM É? - NO ALTO VIVE / NO ALTO MORA /
TODOS O VÊEM / MAS NINGUÉM O ADORA"

2- "QUEM SOU ? - QUATRO NA CAMA / QUATRO NA LAMA /
DOIS PARAFUSOS / E UM QUE ABANA. "

3- "QUEM SOU ? - NA ÁGUA EU NASCI / NA ÁGUA ME CRIEI /
SE ME PUSEREM NA ÁGUA / NA ÁGUA MORREREI."

4- "QUEM SOU ? - BRANCO POR DENTRO, / VERDE POR FORA, /
UMA CASINHA TRANCADA, / ONDE MORA A ÁGUA."

5- "QUEM SOU ? - CAPA SOBRE CAPA / DO MESMO PANO /
SE NÃO ADIVINHA HOJE / SÓ MESMO PARA O ANO."

6- "QUEM SOU ? - TÔ QUIETO NO MEU CANTO /
TODO MUNDO VEM ME VER / EU MASTIGO E JOGO
FORA / PORQUE NÃO POSSO COMER."

7- "QUEM SOU ? - UMA IGREJINHA BRANCA /
SEM PORTA E SEM TRANCA / MORAM DUAS PESSOAS
DENTRO / UMA AMARELA E OUTRA BRANCA."

8- "QUEM SOU? - TENHO MEIAS, / MAS NÃO TENHO PÉS /
TENHO QUARTOS, / MAS NÃO TENHO SALAS "

9- "QUEM SOU? - UM PALÁCIO COM DOZE DAMAS /
CADA UMA TEM O SEU QUARTO / TODAS ELAS USAM
MEIA / E NENHUMA USA SAPATO"

10- "QUEM SOMOS? - QUANDO ESTAMOS EM PÉ / ELE ESTÁ
DEITADO / SE ESTAMOS DEITADOS / ELE ESTÁ EM PÉ."

11- "QUEM SOMOS? - SOMOS DUAS AMIGAS, / MUITO PARECIDAS; /
COISA QUE NÃO SEJA CARNE / NÃO ENTRA EM NOSSA BARRIGA."

12- "QUEM SOMOS? - ALTAS VARANDAS / FORMOSAS JANELAS /
QUE ABREM E FECHAM / SEM NINGUÉM TOCAR NELAS "

13- "QUEM SOMOS? - DUAS COISAS INTERESSANTES / DOIS NOMES
BEM IGUÁ / A DIFERENÇA É QUE UM PEGA / E O OUTRO É DE PEGÁ. "

________________________________

RESPOSTAS: 1- RESP.- O SINO / 2- RESP.- A VACA / 3- RESP.- O SAL / 4- RESP.- O COCO
VERDE / 5- RESP.- A CEBOLA / 6- RESP - O MOINHO / 7- RESP.- O OVO / 8- RESP.-
O RELÓGIO / 9- RESP.- O RELÓGIO / 10- RESP.- OS PÉS / 11- RESP.- AS MEIAS /
12- RESP.- OS OLHOS / 13- RESP.- O CABO DE VASSOURA E O CABO DE POLÍCIA.
 Fonte: Brasil Cultura

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Atividades com palavras cruzadas e caça palavras