domingo, 31 de março de 2013

Como surgiu o Dia da Mentira



         O dia da mentira, é uma tradição de provável origem francesa repassada de geração para geração. Sempre comemorado no dia 1 de abril, o simbolismo do evento levanta algumas teorias sobre a origem dessa lenda.
Os franceses comemoravam o início do ano novo com a chegada da primavera, utilizando o antigo calendário Juliano, o que ocorria no dia 25 de março, as comemorações estendiam-se até 1 de abril, o que podemos chamar de Reveillon. Com a criação do calendário Gregoriano, uma grande invenção da história, desenvolvido pelo Papa Gregório XIII e com a sua aceitação por boa parte dos países europeus em 15 de outubro de 1582, o rei Carlos IX de França decidiu adotar também o novo modo de contar os dias, decidindo assim que o ano novo teria início em 1 de janeiro.
A mudança não foi aceita por boa parte da população, que permaneceram utilizando o calendário Juliano. Então, quando o novo calendário tornou-se oficial, os adeptos do 1 de abril começaram a pregar truques ao rei, enviando até ele presentes exóticos e convites para eventos que não existiam, ironizando que o rei havia ‘’banido’’ o 1 de abril, mas algumas pessoas não entediam a confusão gerada pela troca das datas e começaram a chamar o 1 de abril de dia da mentira, pois já não existiam as festividades. O nome “dia dos bobos” refere-se às pessoas que aceitaram seguir ao novo calendário.
A brincadeira expandiu-se entre a Europa e a cada região que chegava, foi ganhando outros significados e valores, traduções como April Fool’s Day em língua inglesa, pesce d’aprile em italiano e poisson d’avril em fracês. Um fato sobre a data é que devido ao fuso horário, ela não acontece na mesma hora para todos os países, alguns deles nem tendo a tradição ativa. O dia da mentira assemelha-se a um Halloween.

A Mentira

No Brasil a tradição criou raízes após um boato de que Dom Pedro, atual imperador do país na época, havia falecido, o que não era verdade. Rumores apontam o início dessa mentira em Minas Gerais, outros em Pernambuco, mas não se sabe de fato qual estado deu início à tradição de mentir no começo do mês de abril. Algumas crendices dizem que as travessuras acabam à meia-noite, dizem que continuar com as brincadeiras após essa data trás má sorte ou quem utiliza o dia para proveito próprio também.


DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE ABRIL DE 2013



01 – Dia da Mentira
02 – Dia
Internacional do Livro Infanto-Juvenil
04 – Dia Nacional do Parkinsoniano
07 – Dia Nacional do Jornalista
07 –
Dia do Médico Legista
07 – Dia Mundial da Saúde
08 – Dia da Natação
08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer
08 – Anunciação do Senhor – Igreja Católica
09 –
Dia Nacional do Aço
10 –
Dia da Engenharia
12 –
Dia do Obstetra
13 – Dia do Office-Boy
13 –
Dia do Hino Nacional – (1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831)
13 – Dia do Beijo
14 –
Dia Pan-Americanismo
15 –
Dia da Conservação do Solo
15 – Dia Mundial do Desenhista
15 – Dia do Desarmamento Infantil
16 –
Dia Mundial da Voz
17 – Dia Internacional das Lutas camponesas
17 – Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária
17 – Dia Mundial do Portador de Hemofilia
18 – Dia Nacional da Literatura Infantil
18 – Dia de Monteiro Lobato
18 – Dia Mundial do Rádio Amador
19 – Dia do Índio
19 – Dia do Exército Brasileiro
20 – Dia do Diplomata
20 –
Dia do Disco
21 –
Tiradentes – Feriado
21 – Fundação de Brasília. Aniversário de Brasília
21 – Dia da Latinidade
21 – Dia do Metalúrgico
21 – Dia do Policial Civil
21 – Dia do Policial Militar
22 – “
Descobrimento do Brasil”
22 – Dia da Força Aérea Brasileira
22 – Dia da Comunidade luso-brasileira
22 – Dia do Internacional do Planeta Terra
23 – Dia Mundial do Escoteiro
23 – Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23 – Dia Nacional da Educação de Surdos
23 – Dia Nacional do Choro (música)
24 – Dia Internacional do Jovem Trabalhador
24 – Dia do Operador de Triagem e Transbordo
25 –
Dia do Contabilista
26 –
Dia do Goleiro
26 –
Dia da 1ª Missa no Brasil
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
27 –
Dia da Empregada Doméstica
27 – Dia do Engraxate
28 –
Dia da Educação
28 – Dia da Sogra
28 – Dia do Cartão Postal
29 –
Dia Internacional da Dança
30 –
Dia do Ferroviário
30 – Dia Nacional da Mulher

FELIZ PÁSCOA


FASES DA ESCRITA



FASES DA ESCRITA
      Emília Ferreiro , procurou observar como se realiza a construção da linguagem escrita na criança. Os resultados de suas pesquisas permitem, que conhecendo a maneira com que a criança concebe o processo de escrita, as teorias pedagógicas e metodológicas, nos apontem caminhos, a fim os erros mais freqüentes daqueles que alfabetizam possam ser evitados, desmistificando certos mitos vigentes em nossas escolas.
GARATUJA: O próprio nome já diz, a criança risca o papel sem ter um sentido próprio, ou ainda faz desenhos para representar a escrita.


PRÉ-SILÁBICO: É quando a criança começa a usar qualquer letra (às vezes números) para escrever a palavra. O importante desta fase, é que ela percebeu a função da letra. Geralmente ela repete muito a letra A (pois é a primeira que aprende), ou usa as letras do seu nome trocando a ordem.
Ex: Pra escrever GATO: RIAMA


SILÁBICO SEM VALOR SONORO: É quando a criança coloca a quantidade de letras conforme as sílabas da palavra, não se importando com o som. O mais importante nesta fase é observar o modo como a criança lê o que ela acabou de escrever. Ex: Para escrever GATO: MA, leitura: Ela deve colocar o dedinho, ou o lápis, apontando para o M dizendo GA e para o A dizendo TO; Para escrever JANELA: RMI, leitura: Aponta para o R dizendo JA, para o M dizendo NE e para o I dizendo LA.


SILÁBICO COM VALOR SONORO: É quando a criança começa a perceber que cada letra tem um som então ela usa-as de maneira proposital.
Ex:
GATO: GO;
JANELA: JNA;
CASA: KZ
BORBOLETA: BOLT
Normalmente nesta fase a criança tem certeza absoluta do que escreve e lê (é muito legal). Ela lê silabicamente como no Silábico Sem Valor Sonoro.


OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇAÕ

Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.
No relatório editado sob a forma do livro: "Educação:Um Tesouro a Descobrir" de 1999 [1], a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, da página 89-102, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.
O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao seu caráter subjetivo e dependente da própria entidade educadora.
Proceder-se-á de seguida a uma breve dissertação sobre cada tipo de aprendizagem deloriana.

Aprender a Conhecer
 Esta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”.
Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência. Contudo, deve existir a preocupação de despertar no estudante, não só estes processos em si, como o desejo de desenvolvê-los, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor. O ideal será sempre que a educação seja encarada, não apenas como um meio para um fim, mas também como um fim por si. Esta motivação pode apenas ser despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades, dificuldades e idiossincrasias dos estudantes, capazes de lhes apresentarem metodologias adequadas, ilustradoras das matérias em estudos e facilitadoras da retenção e compreensão das mesmas.
  Pretende-se despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada
vez melhor, ajudando-os a desenvolver as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico.
Em vista a este objetivo, sugere-se o incentivo, não apenas do pensamento dedutivo, como também do intuitivo, porque, se é importante ensinar o “espírito” e método científicos ao estudante, não é menos importante ensiná-lo a lidar com a sua intuição, de modo a que possa chegar às suas próprias conclusões e aventurar-se sozinho pelos domínios do saber e do desconhecido.
Aprender a Fazer
Indissociável do aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas, o aprender a fazer refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do educando. Consiste essencialmente em aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos. Atualmente existe outro ponto essencial a focar nesta aprendizagem, referente à comunicação. É essencial que cada indivíduo saiba comunicar. Não apenas reter e transmitir informação mas também interpretar e selecionar as torrentes de informação, muitas vezes contraditórias, com que somos bombardeados diariamente, analisar diferentes perspectivas, e refazer as suas próprias opiniões mediante novos fatos e informações.Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas. • Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.
Aprender a viver com os outros
Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Se aposta na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão; mas como fazê-lo?
O relatório para UNESCO não oferece receitas, mas avança uma proposta baseada em dois princípios: primeiro a “descoberta progressiva do outro” pois, sendo o desconhecido a grande fonte de preconceitos, o conhecimento real e profundo da diversidade humana combate diretamente este “desconhecido”. Depois e sempre, a participação em projetos comuns que surge como veículo preferencial na diluição de atritos e na descoberta de pontos comuns entre povos, pois, se analisarmos a História Humana, constataremos que o Homem tende a temer o desconhecido e a aceitar o semelhante.Hoje em dia os alunos tem que respeitar os professores como eles são respeitados em casa assim deve ser a manifestação do aluno.
Aprender a ser
Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três. Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”.
À semelhança do aprender a viver com os outros, fala-se aqui da educação de valores e atitudes, mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual.
Pretende-se formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.