quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Batalha Naval e o ensino da tabuada

O professor e até mesmo os pais que queiram tornar o aprendizado da tabuada mais agradável para os seus alunos e filhos, pode estar utilizando uma estratégia pedagógica chamada jogo. Existem vários jogos que podem ser aplicados no aprendizado da matemática. Um deles é a Batalha Naval, que é um jogo muito conhecido entre as crianças e que pode ser relacionado com a matemática. Veja como: Batalha Naval Material utilizado: Uma cartela
Dois conjuntos de fichas com resultados da tabuada de 8, 9 e 10.
Pinte o fundo de uma cartela de vermelho e deixe o outro branco para diferenciá-las. Número de participantes: 2 Regras do jogo: • Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10. • Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco. • Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante). • Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro (os competidores devem sentar-se frente a frente a uma distância razoável). • O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá um tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3. • O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8. • Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha. • O segundo jogador procede da mesma maneira. • Vence quem obter o maior número de fichas. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: - Cada jogador tem direito a apenas um tiro. - Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro. - A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente. Por Danielle Miranda Graduada em Matemática Equipe Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário