quinta-feira, 11 de julho de 2013

PEDAGOGIA MONTESSORI


Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952.
Formou-se em medicina, iniciando um trabalho com
crianças anormais na clínica da universidade,
vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em
crianças sem problemas, os procedimentos usados
na educação dos não normais.
A pedagogia Montessoriana relaciona-se a normatização
(consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
As escolas do Sistema Montessoriano são difundidas pelo mundo todo.
O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e
da atenção, com o qual a criança tem liberdade de
escolher o material a ser utilizado, alem de proporcionar a cooperação.
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, individualidade e a liberdade.
enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função de educação
favorecer esse desenvolvimento.
Os estímulos externos formariam o espírito da criança,
precisando portanto ser determinados.
Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir
sobre os objetos sujeitos a sua ação, mas estes já estavam
preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e
outros materiais que desenvolveu.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver
na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Ela produz uma série de cinco (5) grupos de materiais didáticos:
- Exercícios Para a Vida Cotidiana
- Material Sensorial
- Material de Linguagem
- Material de Matemática
- Material de Ciências

Estes materiais se constituem de peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar;
série de cores, de tamanhos, de formas e espessuras diferentes.
Coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons.
O Material Dourado é um dos materiais criado por Maria Montessori.
Este material baseia-se nas regras do sistema de numeração,
inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado
em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos.
O cubo é formado por dez placas, a placa por dez
barras e a barra por dez cubinhos.
Este material é de grande importância na numeração,
e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição,
da subtração, da multiplicação e da divisão.
O Material Dourado desperta no aluno a concentração,
o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo.
Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação
e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
O aluno usa (individualmente) os materiais a medida
de sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua auto-avaliação.
Os professores são auxiliares de aprendizagem e
o sistema peca pelo individualismo.
Embora, hoje sua utilização é feita em grupo.
No trabalho com esses materiais a concentração é um
fator importante.
As tarefas são precedidas por uma intensa preparação,
e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de socialização.
A livre escolha das atividades pela criança é outro
aspecto fundamental para que exista a concentração
e para que a atividade seja formadora e imaginativa.
Essa escolha se realiza com ordem disciplina e com um relativo silêncio.
O silêncio também desempenha papel preponderante.
A criança fala quando o trabalho assim o exige,
a professora não precisa falar alto.
Pés e mãos tem grande destaque nos exercícios sensoriais( não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o movimento.
Em relação à leitura e escrita, na escola montessoriana,
as crianças conhecem as letras e são
introduzidas na análise das palavras e letras;
estando a mão treinada e reconhecendo as letras, a criança pode escrever palavras e orações inteiras.
Em relação à matemática os materiais permitem
o reconhecimento das formas básicas, permitem o
estabelecimento de graduações e proporções, comparações,
induzem a contar e calcular.
Os doze pontos do Método Montessori
Baseia-se em anos de observação da natureza da
criança por parte do maior gênio da educação desde Froebel.
Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho,
do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
Baseia-se em uma necessidade vital para a
criança que é a de aprender fazendo.
Em cada etapa do crescimento mental da criança
são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade
consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis,
ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os
alcançados sobre os sistemas antigos.
Consegue uma excelente disciplina apesar de
prescindir de coerções tais como recompensas e castigos.
Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que
tem origem dentro da
própria criança e não imposta de fora.
Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança,
concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade
que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
Permite ao professor tratar cada criança individualmente
em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com
suas necessidades individuais.
Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
Não necessita desenvolver o espírito de
competência e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o que
é feito com grande prazer e alegria.
Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha,
sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências
capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade
da criança e não somente suas capacidades intelectuais.
Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e
de escolhas independentes e os componentes emocionais.

Sugestão para a escola trabalhar com o método Montessouri
A proposta pedagógica :
Deve está sedimentada nos pressuposto filosóficos do
método Montessori (Maria Montessori).

“Eu estudei a criança. Foram minhas observações, pesquisas e conclusões sobre o que a criança expressou que serviram de base para o que é chamado de método montessori.” (Maria Montessori)

Principais características do método:


“O homem nasce quando sua alma se sente a si própria , se fixa, se orienta, escolhe...” (Maria Montessori)

Liberdade:
Os alunos devem serem trabalhados de forma que pratiquem e exercitem suas escolhas nas oportunidades diárias de escolher os materiais e atividades, dedicando-se a uma tarefa de acordo com seu ritmo e aprendendo a perceber e respeitar o outro e o ambiente.

“O Homem é tanto mais livre quanto maior for a sua capacidade de escolher as coisas que lhe fazem bem.” (Maria Montessori)

Ambiente:
Ele precisa ser ordenado, limpo, arejado e tranqüilo, isso conduz o aluno à organização interna e ao silêncio criador. Num ambiente preparado, de acordo com a necessidades do aluno, este aprende a se desenvolver por si mesmo, guiado por suas potencialidades inatas.
“A normalização oferece condições para que a criança encontre o silêncio interior”. (Maria Montessori)

Normalização:
É o primeiro passo que a escola deve implantar e trabalhar dentro da educação e se constitui essencialmente. O aluno normalizado apresenta disciplina espontânea, desenvolve o trabalho com alegria e busca ajudar o outro.
Normalização é o equilíbrio entre o corpo e o psíquico, através da qual o aluno assume conscientemente seu trabalho e é capaz de atitudes tranqüilas e harmoniosas.
Educação para a vida:
No método Montessori sempre houve uma preocupação: A escola deve trabalhar de forma que tudo o que se aprenda seja direcionado para a vida, começando pela reprodução de situações da realidade dentro da escola. Ao longo de todas as etapas educacionais é preciso está presente o objetivo de transmitir ao aluno a visão prática do que está aprendendo, aplicando sempre o conteúdo ao cotidiano. Formar cidadão crítico, participativo, reflexivo e consciente do seu papel social, capaz de gerenciar seu próprio conhecimento é uma missão do método Montessori.
Papel do educador:
O Educador montessoriano é um facilitador das conquistas dos alunos.
Ele não é o detentor da sabedoria, mas sim aquele que estará ajudando
o aluno a descobrir por ele mesmo a aprender fazendo.
Ele ajuda o aluno na tomada de consciência de seu ambiente,
na opção de suas atividades, na relação com o meio e com os outros.
É um mediador, incentivando a conquista da indepedência.
 fonte:miguelitoeducacaooblogspot.com.br

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