quinta-feira, 4 de abril de 2013

DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO



Atenção ao que se propõe Uma leitura cuidadosa da proposta de redação evita que o candidato fuja do tema. O ideal é ler atentamente o que nos propõem e produzir um projeto de texto que demonstre com precisão a capacidade de trabalhar o tema dentro do que foi solicitado. 

Siga as instruções Desrespeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas escritas, bem como não entregar a prova à tinta, podem desclassificar o candidato. Evite escrever parágrafos muito longos, pois tendem a ser tomados como maçantes. Um parágrafo longo demais pode ser sinônimo de um acúmulo ou confusão de ideias. Já um parágrafo muito curto pode ser indício de sonegação dessas mesmas ideias. O ideal é que eles sejam equilibrados e que possam expressar a ideia de uma forma lógica e coerente.

. Faça um rascunho O primeiro passo é extrair uma tese, a ideia que vai ser exposta e defendida. Em seguida, buscar argumentações que, de forma crítica e bem conduzidas, possam sustentar tal tese.
É nessa etapa que se organizam as ideias, esquematizando-as em parágrafos para que se organizem segundo a estrutura clássica da dissertação: introdução (apresentação da tese a ser defendida); desenvolvimento (argumentos que justifiquem a tese); conclusão (parágrafo final em que se expõe uma solução ou desfecho para o tema). 

Norma culta O domínio da língua não implica necessariamente um texto rebuscado. O ideal é que seja correto e simples.
É preciso saber acentuar, concordar verbal e nominalmente; demonstrar que conhece os preceitos da ortografia e tem habilidade com conectivos, pronomes e verbos, e que o conhecimento da regência verbal e nominal condiga com o tecido textual. 

Marcas da oralidade Expressões da fala cotidiana, como “né”, “ok” ou “tá”, por exemplo, não tem lugar numa redação. Palavras obscenas também deve ser evitadas, a menos que indispensáveis ao tratamento do assunto.

. Sem internetês Abreviações do tipo “vc”, “hj”, “td”, “tbm”, podem tirar pontos de uma redação que não está na situação de comunicação que exige o internetês.
Revisão final É aconselhável ler o texto depois de terminá-lo, para que não passem possíveis deslizes gramaticais, erros de concordância, etc. Além disso, repetições e redundâncias, comuns quando se escreve com pressa, podem colocar a redação a perder.

TIPOLOGIA TEXTUAL DESCRIÇÃO É a forma mais primária de produção de textos. Alicerces da descrição: nossa imaginação e os nossos cinco sentidos. Descrever é caracterizar uma cena, um estado, um momento vivido ou sonhado por meio da nossa percepção sensorial e de nossa imaginação criadora.
·         NARRAÇÃO Narrar é contar um ou mais fatos que ocorrem com determinados personagens, em local e tempo definidos
        DISSERTAÇÃO É a exposição de opiniões a respeito de um determinado assunto. Dissertar é    discutir idéias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.  
Dissertar é, pois, analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e apresentando nosso posicionamento diante dela.
 . A dissertação, por isso, pressupõe: - exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever; - raciocínio lógico; - clareza, coerência e objetividade na exposição.
ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO INTRODUÇÃO - DESENVOLVIMENTO – CONCLUSÃO.

INTRODUÇÃO É a apresentação do assunto. O parágrafo introdutório caracteriza-se por apresentar uma idéia-núcleo por meio de uma afirmação, interrogação, definição, citação, etc., combinados ou não entre si.

 DESENVOLVIMENTO É a análise crítica da idéia central. Pode ocupar vários parágrafos em que se expõem juízos, raciocínios, provas, exemplos, testemunhos históricos e justificativas que argumentem a idéia central proposta no primeiro parágrafo.
 Para desenvolver o assunto de uma dissertação, podemos utilizar os seguintes recursos: a) citações b) dados estatísticos c) justificativas d) exemplos e) comparações.

 CONCLUSÃO É o ponto de chegada da discussão, a parte final do texto em que se condensa o conteúdo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lança-se perspectiva sobre o assunto. Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.

·         TÍTULO A redação só deve ser intitulada depois de concluída. Não há necessidade de sublinhar o título ou de colocá-lo entre aspas. Só coloque pontuação, se houver verbo.

·         antes de começar a escrever, faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as idéias que pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma idéia;

·          Cheque se os pontos de vista que você vai defender não são contraditórios em relação à tese. Elabore as relações de causa e conseqüência ou os pólos positivos e negativos do tema;

·         Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em aproximadamente uma hora;

·         . Não fuja do tema proposto;
·          Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas;

·          Não escreva sobre o que você não conhece, nem utilize sua redação para fins doutrinários;

·          Use a linguagem padrão em seu nível culto;

·          Empregue a linguagem denotativa;

·          Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido para você;


·          Evite lugar-comum: frases feitas e expressões cristalizadas, como a pureza das crianças , a sabedoria dos velhos , etc. evite também gírias e a palavra coisa (procure o vocábulo adequado a cada idéia); não use etc .; não abrevie palavras;

·   Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam. Mas, fora o caso intencional da ênfase, repetir revela pobreza de vocabulário ou desleixo ;

            Evite expressões do tipo belo, bom, mau, incrível, péssimo, triste, pobre, - são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;
·          Não “encha lingüiça”! Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação. À falta de idéias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso é redundância, é prolixidade, é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem redigidas a muito mal escritas. Faça um trabalho honesto;

·          Não aumento o tamanho da letra para dar a impressão de que escreveu bastante. Isso indispõe o avaliador;

·          Letra estilo “bicho-de-pé”, não pode (só se vê a linha de tão pequena). Não repita idéias, tentando explicá-las. Se você escrever com clareza, uma só vez basta;

·          Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi pouco;

·         Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmações, use exemplos: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas por meio de leitura, estudo e aquisições culturais (bagagem cultural);

1 comentários:

  1. Excelente texto, parabéns professora tenho certeza que vai ajudar muitos estudantes em desenvolver melhor suas redações. Sempre que possível estou visitando seu blog, socializar é preciso. Grande abraço.

    ResponderExcluir