Atividades de matemática com descritores


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Tema1: Grandezas e medidas. Descritor 13: Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

01) A figura mostra os terrenos onde deverão ser construídos uma loja e um depósito de material de construção de acordo com as medidas indicadas.
A área dos terrenos usada para essas costruções em metros quadrados é
(A) 6.
(B) 10.
(C) 11.
(D) 12.

Tema 1: Espaço e forma. Descritor 5: Reconhecer a conservação ou modificação de medidas de lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
02) Na malha quadriculada abaixo, cada quadradinho representa uma área de 1 cm2.
Os perímetros das figuras V,N e R, respectivamente são:
(A) 12 cm, 18 cm e 6 cm
(B) 24 cm, 54 cm e 6 cm
(C) 26cm, 39cm e 13cm
(D) 28 cm, 42 cm e 14 cm 

 Tema 4: Tratamento da Informação. Descritor 36: Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
03) O gráfico abaixo apresenta a quantidade de carros de luxo vendidos por uma concessionária durante os seis primeiros meses de 2011.

Quantos carros de luxo foram vendidos por essa concessionária durante os seis primeiros meses de 2011?
(A) 9
(B) 16
(C) 17
(D) 20
 

Tema 1: Espaço e forma. Descritor 13: Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
04) Observe a figura de um campo de futebol. Ela mostra as didmensões da pequena área do campo.

 
Somando-se essas áreas, obtemos:
(A) 20 m2
(B) 31 m2
(C) 40 m2
(D) 42 m2

 Tema 2: Grandezas e medidas. Descritor 14: Resolver problema envolvendo noções de volume.
05) Na figura abaixo temos a represeentação de uma caixa e suas medidas.

 
Qual o volume máximo dessa caixa?
(A) 2.400 cm3
(B) 1.200 cm3
 (C) 800 cm3
(D) 48.000 cm3

 Tema 2: Grandezas e medidas. Descritor 12: Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
06) Veja a figura que Fabiana desenhou. Nela, a altura da torre é 18 m, a medida do topo da torre ao ponto M é 22 m.

 
Portanto, a medida do perímetro da figura é:
(A) 40 m
(B) 37 m
(C) 33 m
(D) 55 m
 Tema 1: Espaço e forma. Descritor 8: Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares)
07) A figura mostra uma sequência de polígonos com a soma de seus respectivos ângulos internos.
  
Qual será a soma dos ângulos internos do próximo polígono da sequência?
(A) 360°
(B) 1.260°
(C) 2.880°
(D) 180°
Tema 4: Tratamento da Informação. Descritor 37: Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa
08) O gráfico abaixo mostra a evolução da preferência dos eleitores pelos candidatos A e B.
 
Em que mês houve o empate entre os Candidatos A e B, segundo a preferência dos eleitores?
(A) Junho
(B) Julho
(C) Agosto
(D) Outubro

 Tema 3: Números e operações/Álgebra e funções. Descritor 16: Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
09) Observe a reta numérica abaixo:
 
Qual é o oposto do número -3?

(A) -2
(B) 3
(C) -4
(D) 0

 Tema 1: Espaço e Forma. Descritor 3: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
10) Observe o triângulo abaixo:

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Com relação as medidas de seus lados, podemos dizer que se trata de um
(A) triângulo escaleno.
(B) triângulo equilátero.
(C) triângulo isósceles.
(D) triângulo retângulo

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